Música inspirada na folk e na country-music da américa do norte, com sonoridade Low-Fi, The Unplayable Sofa Guitar situa-se na corrente habitualmente designada por «alternative country». «Alternative» pela tentativa de inovação sonora que alia sintetizadores, computadores, guitarras eléctricas e acústicas, a guitarras “dobro”, banjo, slide-guitar e voz. «Country» pela inspiração, pelas influências, pelo conteúdo lírico, pela instrumentação.
Libertando-se de todas as teias estilísticas que eventualmente prenderiam a sonoridade do grupo aos bons resultados alcançados em 2002, despido de elementos (passa de 8 músicos para 4) a actual sonoridade The Unplayable Sofa Guitar inspira-se cada vez mais na sonoridade despida da folk americana, do blues do Delta e do punk-rock.
O primeiro álbum foi distinguido como um dos 12 melhores de 2002 pelo semanário musical Blitz e foi banda do mês, na FNAC, em Julho do mesmo ano. O álbum de 2005 «Rocky Grounds Big Sky» recebe também distinção geral da crítica situando-se em 11º na lista de melhores álbuns do ano.
Mas, mais do que a preocupação com uma etiqueta de catalogação para definir a sonoridade, The Unplayable Sofa Guitar trabalha agora para o lançamento do terceiro álbum.
Este concerto no Museu de Olaria, em Barcelos, será o momento ideal para assistir, ao vivo, à música que os The Unplayable Sofa Guitar têm vindo a criar nos 6 anos que os separam já do álbum de estreia. Com concertos em locais e ocasiões marcantes como o Auditório da Fonoteca Municipal de Lisboa (2004) Festival de Paredes de Coura (2005) ou o Anfiteatro da Culturgest (2007) esta é uma das poucas, raras, oportunidades para acompanhar e se sentir acompanhado pelos sons dos desertos pedregosos e dos céus sem fim presentes nos dramas cantados dos The Unplayable Sofa Guitar.
Entrada: 3€ Estudantes: 2€ Sócios: gratuito
Sem comentários:
Enviar um comentário