quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Teatro de Marionetas: "O Crocodilo que se fez Timor" » por Roda:Mola

09.Outubro.2008 » 21:30h » Museu de Olaria

Integrada na Inauguração da Exposição "Uma Timor, Uma Malae. Tradução de Tradições" apresenta-se o Teatro de Marionetas "O Crocodilo que se fez Timor", por Roda:Mola, seguindo-se uma tertúlia à volta do Tema "Viagens por Timor" com a presença do Comissário da Exposição Paulo Castro Seixas.

Na peça "O Crocodilo que se fez Timor", ‘Gombolina e Bradusca contam uma história: algures num local longínquo no tempo, grandes acontecimentos transformam um cenário verdejante e cheio de vida numa terra árida e inóspita. Todos os habitantes abandonam o local em busca de água e comida. Do clã dos crocodilos, apenas um velho e teimoso sáurio insiste em ficar. Abandonado, sem força e prestes a morrer, é salvo por um menino que viaja atravessando o pântano. Ambos decidem unir os seus destinos, partindo juntos pelo mar fora em direcção ao sol, com a missão de concretizarem os seus sonhos.’


Esta peça é inspirada na antiga lenda do Crocodilo de Timor. Apostando na combinação das vertentes lúdica e pedagógica, o grupo ‘Roda:Mola - Teatro Infantil e de Marionetas de Barcelos’ segue um dos seus principais objectivos: o de promover e valorizar o conhecimento de outras culturas. Concebida em colaboração com os serviços educativos do Museu de Olaria de Barcelos, ‘O Crocodilo Que Se Fez Timor’ complementa um espaço de exposição, dando a conhecer às crianças a lenda que explica o surgimento e a forma geográfica da ilha.

FICHA TÉCNICA
Guião, construção das marionetas, interpretação, cenários, adereços, figurinos e produção
Roda:Mola
Banda sonora: Tradicional
Design, fotografia e vídeo: Sment

Roda:Mola - Teatro Infantil e de Marionetas de Barcelos
Grupo constituído por profissionais da Educação e das Artes, cuja actividade é especialmente direccionada para crianças entre os 3 e os 12 anos. A companhia foi fundada em Abril de 2008.
O Roda:Mola define assim os seus objectivos:
valorizar as nossas raízes e identidade culturais; promover e valorizar o conhecimento de outras culturas; privilegiar a liberdade de expressão; desenvolver o espírito crítico nas crianças; dotar todas as produções teatrais de um contexto cultural pedagógico; estreitar as diferenças geracionais, com espectáculos abrangentes; dinamizar espaços públicos em momentos específicos; assegurar o máximo de divertimento em situação de aprendizagem; entre outros…

site: www.rodamola.pt.vu / site: www.miminho.pt.vu / mail: roda.mola@gmail.com / infoline: 963 245 123

Sem comentários: